Integra

Introdução: A prática regular de exercícios físicos tem demonstrado diminuir o risco de desenvolvimento do Diabetes mellitus (DM) tipo 2, tanto em homens quanto em mulheres, independente da história familiar, do peso e de outros fatores de risco, como o tabagismo e a hipertensão arterial. Estudos apontam os benefícios da prática de atividades físicas sobre o aumento da sensibilidade à insulina e maior captação desta pelo tecido muscular, levando a redução dos níveis de glicose. Tais efeitos podem ser observados, de 12 à 48hs após a realização de exercícios, porém as taxas glicêmicas voltam aos níveis pré-atividade em 3 a 5 dias, o que reforça a necessidade da pratica regular.

Objetivos: Averiguar a prática de atividade física como forma de controle de DM tipo 2 em pessoas com mais de 60 anos de idade. Materiais e métodos: Foram entrevistados 39 portadores de DM tipo 2, tendo como questão norteadora "Como você faz o controle do diabetes?"

Resultados: Dentre os entrevistados, 36% eram homens e 64% eram mulheres. A idade variou de 60 a 84 anos. As principais formas de controle apontadas foram: uso exclusivo de medicamentos em 31% dos casos; dieta e medicamentos em 20%; dieta, exercício e medicamentos em 10%;

Discussão: As qualidades atribuídas à atividade física por si já corroboram para que qualquer pessoa com diabetes se engaje num programa de exercícios. Ao exercitar e ficar ativa fisicamente, a pessoa não apenas controla o diabete, mas também ajuda a prevenir futuras complicações associadas á doença.

Conclusão: Os resultados comprovam baixa frequência na prática de atividade física por portadores de DM, estas ações poderiam reduzir o consumo de medicamentos e comorbidades associadas. Sendo assim, programas de intervenção que promovam mudanças no estilo de vida devem ser incentivados, no intuito de melhorar a qualidade de vida da população de risco.

E-mail da apresentadora: marciadossantos1970@hotmail.com