Resumo

Os jogos e brincadeiras de rua contribuem para o desenvolvimento das
habilidades físicas e intelectuais das crianças em idade escolar, através das
práticas dos movimentos corporais os quais contribuem para a melhoria
da qualidade de vida deles e podem ser consideradas como praticas de
atividades físicas diárias. O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar
alguns jogos e brincadeiras praticadas por crianças em ambientes não
escolares (ruas e praças). A metodologia aplicada foi entrevista semiestruturada com 32 crianças, faixa etária 8 a 12 anos de Campinas. A
entrevista aconteceu em ambientes abertos (praça, rua, campo de futebol e
escola da família). Alem das entrevistas houve a necessidade de coletar
informações visuais através de fotografias para analisar os jogos e as
brincadeiras praticadas. Verificou-se que 80% das crianças apresentaram
brincadeiras e jogos comumente criados, estruturados e executados a partir
de conhecimentos adquiridos através da convivência familiar e amigos nos
mais diversos ambientes o que corresponde as suas atividades físicas diárias
e que proporcionam aos jovens uma qualidade de vida melhor; 100% deles
afirmam que se sentem bem quando brincam e jogam nas ruas; 90% dos
entrevistados não gostam das práticas oferecidas na escola; 95% gostariam
que fossem implementadas novas atividades nas aulas como, por exemplo,
as brincadeira s e jogos de ru a . Conclui-se que através dos jogos e
brincadeiras de rua, eles adquirem saúde e bem estar o que certamente
contribui psicologicamente e no rendimento escolar. Sugere-se que as
escolas e os profissionais incluem outras atividades nos conteúdos da
educação física.

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