A Prática Como Componente Curricular no Curso de Licenciatura em Educação Física da Eefd-ufrj -

Por: Guilherme Gonçalves Baptista, Juliana Gonçalves Baptista e Márcia Fajardo de Faria.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:
Identificar como está sendo desenvolvido o processo de formação docente na Escola de Educação Física e Desportos (EEFD)-UFRJ, entendidos como educadores do corpo, a respeito da inovação trazida pela Resolução CNE/CP nº 2/2002, que incluiu a exigência do cumprimento de 400 horas de prática como componente curricular, vivenciadas ao longo do curso.

Métodos/Resultados:
O estudo fundamentou-se em analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso de Licenciatura da EEFD-UFRJ, e o questionário aplicado a 17 professores que ministravam as disciplinas contempladas para cumprir a exigência legal. Para tanto, elaboraram-se questões sobre o curso, a saber: (a) como o PPP contemplou o mínimo de 400 horas de prática como componente curricular, vivenciadas ao longo do curso? ; e (b) como os professores viabilizaram o cumprimento dessa carga horária? A maioria deles demonstrou  constitui na formação do licenciando. Houve grande incidência de relatos afirmando que, nas aulas práticas, os professores trabalham com a aprendizagem de técnicas e procedimentos de ensinos (15); solicitam a elaboração de planejamentos (14) e a regência de aulas (14). No entanto, quando esta ocorre, em sua maioria, acontece distante do público real.

Conclusão:
Faz-se necessária avaliação mais ampla do PPP do curso analisado, incluindo a participação de todos os segmentos nele envolvidos, a fim de se levantar dados que proporcionem possíveis ajustes à proposta curricular recentemente implantada, contribuindo para a crescente melhoria da formação docente e da sua atuação que permeia a educação do corpo.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.