A Prática Como Componente Curricular na Formação Inicial de Professores de Educação Física

Por: Amauri a Bássoli de Oliveira, Ana Luiza Barbosa Anversa, Arestides P da Silva Júnior, Camila Rinaldi Bisconsini, e Patric Paludett Flores.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

A Prática como Componente Curricular integra a formação inicial de professores e se constitui como uma ação em potencial para que o acadêmico vivencie a rotina escolar. O objetivo dessa pesquisa foi averiguar a efetivação da Prática como Componente Curricular em um curso de Licenciatura em Educação Física do Paraná/Brasil. Como instrumento, utilizou-se questionário com questões fechadas e abertas, os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo, e as categorias agrupadas por meio da estatística descritiva simples. Participaram 56 acadêmicos de Educação Física, que cursavam a segunda metade do curso. Os resultados apontaram que 71% dos acadêmicos não foram à escola sem ser por meio do Estágio Supervisionado. 61% declararam não ter desenvolvido atividades nas escolas. 93% responderam ter participado de aulas em que o tema da rotina escolar foi abordado. 52% declararam desconhecer o termo “Prática como Componente Curricular”. A Prática como Componente Curricular não é uma ação consolidada no curso de Licenciatura em Educação Física pesquisado, e apesar de alguns docentes abordarem situações próprias das escolas, há poucas oportunidades de práticas para os acadêmicos vivenciarem a ação de “ser professor”. Essa fragilidade pode comprometer a formação inicial dos alunos de licenciatura e fragilizar a relação universidade-escola.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.