A Prática Como Componente Curricular na Universidade Federal do Maranhão: Prática Como Componente Curricular em Educação Física

Por: Raffaelle Andressa dos Santos Araujo.

191 páginas. 2011 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

A prática como componente curricular (PCC) no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Investiga-se a prática como componente curricular e se sua inclusão tem contribuído para a superação da dicotomia entre teoria e prática no Curso de Licenciatura emEducação Física da UFMA. Quanto à metodologia aplicada, a pesquisa é de cunho exploratória do tipo descritiva, cuja proposta metodológica desenvolveu-se através da combinação de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Para tanto, assume-se como base as contribuições de Vázquez (1977) acerca da prática numa perspectiva dialética, e o conceito de prática pedagógica, ancorado nos estudos de Veiga (1989; 2000), Fonseca (2005) e Schmidt et al (1999). Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semi-estruturada aplicada ao coordenador, chefe de departamento e sete (7) professores do curso; e, aplicação de questionário a doze (12) discentes devidamente matriculados nos períodos intermediários (5ª e 6º) e finais (8º e 9º). Conclui-se que a PCC não está sendo tratada dentro do referido curso como emana o PPP do mesmo, e que não há entendimento pleno por parte de alunos e professores quanto à referida prática. De acordo com os docentes e discentes entrevistados, a PCC tem contribuído para a superação da dicotomia entre teoria e prática, entretanto, há a necessidade de práticas pedagógicas mais contextualizadas, críticas e reflexivas. Acredita-se que o reconhecimento dessa necessidade é um passo significativo para rescindir as falhas e lacunas no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando a compreensão e transformação da realidade sobre a qual os professores vão atuar.

Endereço: http://www.tedebc.ufma.br/

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.