A Prática Constante-aleatória e o Processo Adaptativo de Aprendizagem Motora: Efeitos da Quantidade de Prática Constante

Por: .

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.21 - n.4 - 2007

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desse trabalho foi investigar os efeitos de iferentes quantidades de prática constante anteriormente à prática aleatória no processo adaptativo de prendizagem motora, manipulando-se conjuntamente aspectos perceptivos e motores da tarefa. Os participantes foram 3 crianças de ambos os sexos com idades entre 10 e 12 anos. A tarefa consistiu em tocar cinco alvos em uma eqüência fazendo com que o último toque coincidisse com a chegada de um estímulo visual. O elineamento constou de três grupos de diferentes quantidades de prática constante e de duas fases estabilização e adaptação). A prática aleatória e a erturbação envolveram a manipulação da velocidade do estímulo minoso e do padrão de movimento. As variáveis dependentes foram os erros absoluto, variável e constante as medidas relativas ao padrão de movimento (tempo de reação, tempo de movimento, timing relativo, pico de força, pico relativo de força, tempo de contato e tempo relativo de contato). Os resultados ermitiram concluir que a prática constante, anteriormente à prática variada aleatória, é mais benéfica para o rocesso adaptativo de aprendizagem motora quando realizada até o alcance do desempenho-critério. E, que sse benefício é diminuído progressivamente de acordo com o aumento na quantidade de prática.

Endereço: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/rbefe/v21n4/v21n4a5.pdf

Tags: , ,

O que são tags? Tags são palavras-chave (relevantes) usadas, no CEV, para classificar um determinado conteúdo.
Que tal sugerir uma?

Comentários


:-)





© 1996-2014 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.