A Prática da Dança nas Escolas Públicas de João Pessoa - Pb

Por: Silvana Valéria Barrêto Gomes e Virgínia Figueirêdo.

IX Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física CHELEF

Send to Kindle


Resumo

A dança é considerada uma expressão representativa de diversos aspectos da vida do homem. A prática da dança na escola pode contribuir na formação do educando em todas as suas dimensões cognitiva, afetivo-social e motora. Este estudo descritivo do tipo survey teve como objetivo geral, analisar o ensino da dança nas escolas públicas estaduais da cidade de João Pessoa-PB. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário com perguntas sobre a prática da dança, estilo de dança adotado, a frequência das aulas, e os motivos pelos quais a dança não é aplicada nas escolas, direcionado aos professores de Educação Física ou professores polivalentes. Para análise dos dados foram aplicados os procedimentos da estatística descritiva (frequência, proporção). Dentre os principais resultados observou-se que das 36 escolas participantes deste estudo, em apenas seis, a dança estava presente como conteúdo das aulas tendo as danças regionais como as mais vivenciadas; nessas mesmas escolas, a maior frequência semanal foi de três vezes por semana e a menor de uma vez por semana. Em 14 escolas a dança não é aplicada, por diversos motivos, o mais citado foi a falta de um profissional especializado e em muitas escolas o ensino da dança é apenas oferecido em datas comemorativas mesmo quando esta não é uma prática regular na escola. Em conclusão são poucas as escolas públicas estaduais de João Pessoa que oferecem a dança como conteúdo programático. Portanto, recomenda-se que sejam realizadas estratégias para incentivar a prática dessa modalidade nas escolas por meio de festivais de dança, cursos de capacitação para os professores, dentre outros aspectos. Vale a pena destacar que estratégias deste tipo já são desenvolvidas nas escolas municipais de João Pessoa.

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/anais-do-ix-congresso-brasileiro-de-historia-do-esporte-lazer-e-educacao-fisica-chelef

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.