Resumo

O SESI-SP, entidade sem fins lucrativos, firmou parceria com o British Council e Premiership Rugby para desenvolver o projeto esportivo TRY Rugby-SP.  Essas entidades internacionais, impulsionadas pelo cenário favorável ao crescimento do rúgbi no Brasil, procuravam uma organização esportiva que possuísse uma estrutura de gestão semelhante a que utilizam. Visualizaram no SESI-SP os princípios de Governança Corporativa. Por meio de uma pesquisa qualitativa e exploratória, utilizando-se de um estudo de caso, analisamos como a Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Corporativa, ou seja, boas práticas de Governança Corporativa, foram utilizadas para desenvolvimento do projeto esportivo TRY Rugby-SP. Verificamos também como a Governança Corporativa influenciou os principais stakeholders - British Council e Premiership Rugby  - e os motivos que os levaram a ter credibilidade no SESI-SP para que aportassem recursos neste projeto. Os dados foram coletados utilizando a triangulação com as seguintes ferramentas: Observação e participação direta de um dos pesquisadores, Análise de Documentos e Entrevistas. Os sujeitos deste estudo foram os stakeholders principais envolvidos, somente aqueles que aportaram recursos financeiros para a execução do projeto. O sistema de gestão e as boas práticas de Governança Corporativa do SESI-SP foram fundamentais para atrair o interesse de stakeholders. Assim, contribuímos para que organizações esportivas compreendam e passem a adotar as boas práticas da Governança Corporativa, valorizando a sua imagem institucional perante os seus possíveis stakeholders e atraindo maiores investimentos para execução de seus projetos.

Referências

Arap, S. (2012). Presidente da CBRu fala sobre os próximos planos do Brasil no rúgbi. http://maquinadoesporte.uol.com.br/artigo/entrevista-sami-arap-sobrinho_308.html.

Biancolino, C. A., Kniess, C. T., Maccari, E. A., & Jr., R. R. (2012). Protocolo Para Elaboração De Relatos De Produção Técnica. Revista de Gestão E Projetos, 3(2), 294–307. http://doi.org/10.5585/gep.v3i2.121

Bourne, L., & Walker, D. H. T. (2006). Using a Visualising Tool to Study Stakeholder Influence - two Australian exmples. The Project Management Journal, 37(1), 5–21. Retrieved from www.mosaicprojects.com.au

Britishcouncil.org.br,. (2015). British Council | Brasil. Retrieved 13 June 2015, from http://www.britishcouncil.org.br

Byers, T., Slack, T., & Parent, M. (2012). Key Concepts in Sport Management. Sage.

Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa - Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. (D. da Silva, Ed.) (3rd ed.). Porto Alegre: Artmed.

Deloitte,. (2011). Muito Além do Futebol - Estudo sobre esportes no Brasil.

Donaldson, T., & Preston, L. E. (1995). The Stakeholder Theory of the Corporation: Concepts, Evidence and Implications. Academy of Management, 20(1), 65–91.

Duarte, E., Cardozo, M. A., & Vicente, E. F. R. (2012). Governança--

Acessar