Resumo

Introdução:A  reflexão,  elemento  chave  para  a  transformação  de  experiências  em  conhecimento,  vem  sendodefendida como importante prática ao desenvolvimentode um pensamento crítico e, consequente aprendizagemde treinadores esportivos. No Brasil, o estágio em Educação Física é entendido como momento potencial por seaproximar  da  lógica  da  aprendizagem  experiencial,  contrariando  a  lógica  do  acúmulo  de  conhecimentos  naformação.Objetivo:Analisar  as  contribuições  do  desenvolvimento  de  práticas  reflexivas  para  a  aprendizagem  econstrução de um pensamento crítico-reflexivo de estudantes-treinadores em período de estágio.Metodologia:Àluz  da  pesquisa-ação,  serãorealizadas  intervenções  e  coletas  ao  longo  de  dois  semestres.  Serão  realizadasentrevistas individualizadas e grupos focais com os estudantes no início, meio e final do processo. Os instrumentosreflexivos utilizados pelos alunos também servirão como fonte de dados.Resultados esperados:A partir da análisetemática dos múltiplos dados, esperamos que os resultados contribuam com a formação de treinadores reflexivosainda no período de ensino superior.


 

Acessar