Resumo

Introdução: Na busca por uma formação ampliada, observamos o potencial das atividades extracurriculares no desenvolvimento dos estudantes (HOLLAND; ANDRE 1987; ALMEIDA 2010). Devido aos interesses econômicos das escolas e aos anseios dos familiares, observamos o crescimento desse segmento que objetiva proporcionar um ambiente de cultivo de valores éticos e morais (CARBINATTO; TSUKAMOTO; NUNOMURA, 2010). No universo de atividades, o esporte surge como favorito entre os jovens e a Ginástica Artística (GA) ganhou espaço nesse setor devido ao sucesso dos atletas de alto rendimento (LOPES; OLIVEIRA; NUNOMURA, 2016). Objetivo: De tal modo, essa pesquisa investigou projetos de GA extracurricular na cidade de Vitória-ES, perpassando pelos seus objetivos, a relação escola-atividade extracurricular e os desafios na perspectiva dos professores. Metodologia: No desenvolvimento, optamos pela pesquisa descritiva (FONSECA, 2009) com aporte da entrevista semiestruturada (GIL, 2019). Dentre as escolas da cidade, encontramos apenas quatro que ofertam a modalidade. Assim, a entrevista foi realizada com os quatro professores responsáveis pelos projetos. Para a análise de dados, recorremos a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os consentimentos dos sujeitos foram obtidos e os procedimentos éticos respeitados, conforme CEP. Resultados: Emergiu no discurso dos professores que os objetivos dos projetos convergem para a vivência da modalidade enquanto esporte de participação. Acerca da relação escola e atividade extracurricular, 2 professores mencionaram que os projetos são terceirizados e não há relação direta com o Projeto Pedagógico Curricular. Os demais professores destacaram que mesmo que integrados a escola, a coordenação do projeto ficava à parte. Por fim, sobre os desafios, os docentes elencaram problemas de infraestrutura, a falta de apoio da escola, a escassez de estagiários e o preconceito com a GA. Conclusão: Constatamos o potencial dos projetos em contribuir com a (re)significação da GA, ao abordarem a modalidade sem as amarras e as padronizações de sua vertente competitiva.

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