A prática do basquetebol na educação física escolar: Para além dos muros da escola

Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2020 . páginas 10 - 24

Resumo

A disciplina curricular de Educação Física contempla uma diversidade de conteúdos, como jogos, brincadeiras, ginásticas, lutas, danças, atividades da natureza e outros, recebendo o nome de cultura corporal de movimento (BRASIL, 1997). De todos eles, destaca-se o esporte, muito presente nas aulas de Educação Física escolar (BAGNARA, 2012; BAGNARA; FENSTERSEIFER, 2016; FRIZZO, 2012; TAVARES; WITTIZORECKI; MOLINA NETO, 2018). Caracterizado como o fenômeno sociocultural mais popular (GALATTI, 2006; GRECO; BENDA, 2006; PAES, 2001), o esporte tem conquistado novos adeptos e espaços a cada dia por meio da globalização e mídia, além de movimentar a economia mundial (BARROSO; DARIDO, 2019; TUBINO, 2006). Além de ser um dos conteúdos da Educação Física escolar e compreender mais de quinhentas modalidades diferentes (DARIDO, 2011), o esporte é vivenciado fora do contexto da escola, em atividades de lazer, projetos sociais, escolinhas esportivas, centros de treinamento, entre outros (BELO et al., 2010).