A Prática do Carregamento de Carboidratos e Seus Efeitos Sobre Parâmetros Metabólicos e Desempenho de Endurance: Uma Revisão Sistemática

Por: Juliana Scholles Staudt, Lovaine Rodrigues e Rodrigo Rodrigues.

Revista Portuguesa de Ciências do Desporto - n.3 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Objetivo: Analisar o efeito do uso do carregamento de carboidratos no desempenho de endurance por meio de uma revisão sistemática. Metodologia: A busca foi realizada nas bases de dados PubMed/MEDLINE, Scielo e Lilacs, utilizando os termos carregamento de carboidratos e desempenho na prática de exercícios de endurance. Os estudos seleciona-dos foram submetidos à avaliação da qualidade metodológica (Escala de PEDro),obtendo o escore igual ou maior a seis pontos. Resultados: Foram encontrados 3296 artigos, dosquais dez atingiram os critérios de inclusão. A realização dos carregamentos com dosesacima de 7 g de carboidrato/kg de massa corporal/dia, por pelo menos três dias gerarammelhora no desempenho, em comparação aos grupos controle/ensaio teste. Conclusão: Ocarregamento de carboidratos é uma boa estratégia para a melhora do desempenho emprovas de endurance.

Endereço: https://rpcd.fade.up.pt/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.