A Prática do Futebol Acentua os Graus de Geno Varo?

Por: Leandro Fórnias Machado de Rezende, Maurício do Santos, e .

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.17 - n.5 - 2011

Send to Kindle


Resumo

Estudos têm mostrado uma varização progressiva entre os períodos de infância e adolescência. Variáveis como idade, peso, ingestão hormonal e vitamínica, ambiente e o treinamento de futebol podem interferir no alinhamento do joelho.  OBJETIVOS: A) Comparar o alinhamento do joelho de praticantes e não praticantes de futebol; e B) Determinar associações entre este alinhamento com variáveis antropométricas e neuromotoras da aptidão física. MÉTODOS: A distância intercondilar (DIC) e a intermaleolar (DIM) foram mensuradas em centímetros em 128 adolescentes com idades entre 14 a 17 anos, dentre os quais 65 eram praticantes de futebol e 63 não eram praticantes de tal modalidade. As variáveis antropométricas mensuradas foram peso e estatura, enquanto as neuromotoras inclusas foram agilidade e velocidade. RESULTADOS: Os praticantes de futebol apresentaram graus mais acentuados de joelho varo do que os não jogadores de futebol em todas as idade; entretanto, apenas nos 14 e 17 anos e no grupo total (todas idade juntas) essa diferença foi estatisticamente significativa (p < 0,05). Geno valgo (DIM) tende a ser menor nos praticantes de futebol em todas as idade quando comparados com os não jogadores de futebol; entretanto, tal diferença foi estatisticamente significativa (p < 0,05) apenas nos 17 anos de idade e no grupo total. A DIC nos praticantes de futebol apresentou correlação (p < 0,05) com a agilidade (r = -0,27) e o peso (r = -0,27), enquanto a DIM apresentou correlação (p < 0,05) com o peso (r = 0,26). 
CONCLUSÃO: Praticantes de futebol mostram um alinhamento do joelho mais acentuado a favor do varismo do que os não praticantes de futebol. Houve associação significativa entre os graus de geno varo e valgo com o peso e a agilidade; nesse sentido, sugere-se mais estudos para explicar essa interessante relação. Os achados do presente estudo suportam a hipótese de que o futebol acentua os graus de geno varo e/ou os sujeitos são selecionados naturalmente para tal prática.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922011000500007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.