A Pratica do Futebol na Periferia Urbana Como Possibilidade de Leitura do Mundo: o Caso dos Pubescentes da Vila Parque Mauá

Por: Marlon Luis Lucchini e Rosane Maria Kreusburg Molina.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O PRUMO é um programa de extensão da UNISINOS, desenvolvido em comunidades da periferia de São Leopoldo. Na Vila Mauá é efetuado o trabalho em um grupo de futebol com trinta pubescentes. O objetivo é promover o desenvolvimento humano, no contexto afetivo-social, para além do condicionamento físico. O trabalho é caracterizado pelo diferencial no modo como é praticado, sendo que não se assemelha à metodologia de uma escolinha de futebol nem à Educação Física escolar. Para a organização desse grupo, observou-se a cultura das práticas desportivas, espaços físicos e tempo/ritmo da comunidade. Proporciona-se a experiência participativa democrática a todos, no planejamento, execução e avaliação das ações, estimulando a organização grupai como vivência que estimule o exercício da cidadania. O coordenador e animador do grupo organiza as atividades na perspectiva da educação para a vida, fundamentando-se em diversas áreas do conhecimento disponibilizadas pela equipe interdisciplinar de acadêmicos e profissionais que integram o PRUMO. Os jovens participam do grupo motivados pela prática do futebol, vivenciando diversas atividades que ultrapassam os limites da "pelada". Eles sentem-se capazes de auto organizarem-se e escolherem as atividades propostas. Conclui-se que os pubescentes podem refletir sobre o teor desse mundo em que vivem, através duma atividade esportiva, praticada nas várzeas. Se os pubescentes tiverem oportunidade de exercitarem uma leitura do mundo, situando-se como sujeitos histórico, ao mesmo tempo em que participam de uma atividade esportiva como a que relatamos, com certeza estaremos contribuindo na sua formação como cidadãos críticos, e, consequentemente para o aprimoramento da humanidade.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.