A Prática Pedagógica da Disciplina de Capoeira na Educação Superior e a Sua Contribuição Para a Formação do Futuroa Prática Pedagógica da Disciplina de Capoeira na Educação Superior e a Sua Contribuição Para a Formação do Futuro

Por: Jorge Luiz Freitas.

89 páginas. 2006 19/12/2006

Send to Kindle


Resumo

A presente dissertação é resultado da pesquisa realizada com alunos e professores da disciplina de Capoeira, no curso de Educação Física de quatro instituições de ensino superior. O objetivo central foi analisar como a disciplina de Capoeira, no curso de Educação Física pode subsidiar a prática pedagógica desta atividade, em ambiente escolar, do futuro docente e apresentando como questão norteadora: O que caracteriza a prática pedagógica do professor de Capoeira no curso de Educação Física e quais as contribuições dessa prática para a formação e aprendizagem do profissional desta área? Para tanto foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa tipo participante. O estudo demandou a inclusão de uma investigação bibliográfica acerca do histórico de surgimento e evolução da Capoeira até sua chegada aos meios universitários. Foram pesquisados também os fenômenos da evolução paradigmática da Educação frente à Educação Física, a fim de respaldar possíveis considerações sobre o processo metodológico da disciplina de Capoeira nas universidades. Ainda como referencial teórico, focamos o professor de Educação Física, seu papel enquanto formador de professores e seu compromisso com a aprendizagem do aluno. Participaram da pesquisa um total de 135 acadêmicos (as) e 2 professores dos cursos deEducação Física que responderam a um questionário contendo perguntas abertas. Os dados da prática docente no Ensino Superior foram relacionados à posição dos diferentes autores consultados. Na análise dos dados foi possível observar que a Capoeira apresentase como uma atividade viável de educação em ambiente escolar e ainda, que há forte influência da postura do docente universitário na formação do futuro professor de Educação Física. O estudo enfatiza a necessidade urgente de uma profunda reflexão crítica da ação dos docentes formadores de professores, visando a elaboração de novas metodologias que possam formar profissionais transformadores e críticos, conscientes de seu papel, conforme as exigências da sociedade.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.