A Prática Pedagógica dos Professores de Educação Física e as Políticas Educacionais no Ensino Médio Um Estudo na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul

Por: André Osvaldo Furtado da Silva.

2018 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Esta dissertação aborda a prática pedagógica dos docentes do componente curricular Educação Física atuantes na Rede Estadual de Ensino do estado do Rio Grande do Sul no Ensino Médio, frente às políticas educacionais estaduais propostas para esta fase do ensino. O problema de pesquisa que orienta esta dissertação sustenta-se na seguinte pergunta: Como os docentes de Educação Física, atuantes no Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino do estado do Rio Grande do Sul, constituem a sua prática pedagógica diante das mudanças nas políticas educacionais ocorridas entre os anos de 2007 e 2017? Neste sentido realizei uma pesquisa qualitativa orientada pela etnografia em duas escolas da Rede Estadual de Ensino: uma situada na cidade de Porto Alegre e outra na cidade de Canoas, com a participação de cinco docentes colaboradores, onde o trabalho de campo perdurou entre os meses de outubro de 2017 e junho de 2018. Com o acesso às escolas, realizei a observação participante, registros em diário de campo, diálogos com os docentes das escolas e entrevistas semiestruturadas. À partir das informações que emergiram do campo de pesquisa, construí quatro capítulos analíticos para cinco categorias de análise: “Distanciamento das proposições; Esgotamento profissional; Marcas sociocorporais como resposta as políticas educacionais; Resistência às políticas educacionais; Desinvestimento pedagógico”. Este estudo possibilitou entender que este coletivo pode produzir aspectos que favorecem a resistência às políticas educacionais formuladas pela Rede Estadual de Ensino do estado do Rio Grande do Sul entre os anos de 2007 e 2017 e que esta resistência pode ser fortificada pelas marcas sociocorporais, crenças e idiossincrasias dos docentes atuantes no Ensino Médio.

Endereço: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/184564

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.