A Prática Pedagógica dos Professores em Formação Inicial e a Relação com Seus Saberes Docentes

Por: Luis Eugênio Martiny.

2011 01/12/2011

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Resumo

Introdução: O objetivo do estudo foi analisar como os Professores em Formação Inicial (PFI), alunos do 6º período do curso de Educação Física (EF), realizam a Transposição Didática (TD) dos saberes a serem ensinados durante o estágio supervisionado. Para isto, precisamos reconhecer os elementos que sustentaram esta prática pedagógica (PP), tentando estabelecer relações entre eles. Metodologia: A pesquisa caracterizou-se como sendo social, de abordagem qualitativa, do tipo ação, por meio de uma metodologia colaborativa. Participaram da investigação três PFI. As técnicas para a coleta de dados foram a observação participante (OP) com registro dos comportamentos em diário de campo; realização de Grupo Focal (GF) e documentos escritos (DE). A pesquisa teve a duração de três meses e foi realizada em uma escola púbica do município de João Pessoa/ PB no primeiro semestre de 2011. O processo metodológico foi estruturado numa dimensão longitudinal que contou com sete etapas e uma dimensão transversal que aconteceu a cada dia de intervenção no estágio. Neste processo observamos, registramos e coletamos dados em 24 aulas de EF distribuídas entre os PFI. Para a análise dos dados nos utilizamos da técnica de análise de conteúdo do tipo categorial por temática. Para a interpretação dos dados nos apoiamos na teoria dos Saberes Docentes (SD) em complementaridade à teoria da TD. Resultados: A PP realizada pelos PFI é sustentada por três elementos constitutivos (a reflexão, a observação e a discussão coletiva no GF). A convergência destes elementos apontou para implicações na importância da coletividade, da necessidade da reflexão sobre as ações e da criação de uma cultura reflexiva. A PP é caracterizada por uma alta tendência reflexiva na correspondência de uma intervenção repleta de SD. Discussão: O GF constituiu-se um núcleo articulador entre todos os elementos da matriz. Conclusão: A ocorrência da TD na PP dos PFI no estágio supervisionado em EF foi identificada como um SD, constituída por elementos, conhecimentos, implicações e definições, mediada pela formação de um professor reflexivo e pesquisador.

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