A Prática Pedagógica e a Organização Didática dos Conteúdos de Educação Física Para Idosos no Projeto Sênior Para a Vida Ativa da Usjt: Uma Experiência Rumo à Autonomia

Por: Alessandra Galve Gerez, , e .

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.28 - n.2 - 2007

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do trabalho é relatar as reflexões suscitadas entre os educadores do Projeto Sênior na implantação de um programa de educação física para idosos, como essas reflexões se materializaram na prática e os primeiros resultados produzidos. O projeto foi implementado visando à construção de conhecimentos necessários à aquisição de autonomia para a prática de atividades físicas e sobre o processo de envelhecimento. Em virtude do caráter educativo, tornou-se relevante refletir sobre quais concepções de saúde, velhice e educação permeariam as ações. O projeto adotou como bases teóricas o ideário da promoção da saúde, a teoria da velhice bem-sucedida e a pedagogia da autonomia (Paulo Freire). A organização didática e o ensino fundamentam-se em Coll e colaboradores. Resultados preliminares indicaram, entre os idosos, incremento do empowerment individual, mas não do empowerment coletivo.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/66

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.