A Prática Pedagógica no Interior das Disciplinas Específicas do Curso de Licenciatura em Educação Física e Técnico em Desportos da Universidade Federal de Pernambuco: Capacidade, Possibilidades e Motivação no Trabalho Docente.

Por: Tereza Luiza de França.

195 páginas. 1994 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo insere-se entre aqueles que tratam da prática pedagógica. Aborda a questão do trato com o conhecimento nas disciplinas específicas do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco e analisa a disposição dos alunos em lidar com os elementos constitutivos da didática - objetivos, conteúdos, métodos, avaliação - considerando as possibilidades oferecidas pelos professores. O referencial conceptual foi definido tomando por base: as teorias críticas da Educação e da Educação Física que buscam repensar e reconstruir, radicalmente, o sentido e o significado do trato da prática pedagógica nos cursos de formação e as teorias da ação social que evidenciam os componentes das possibilidades da ação, entre os quais constam a capacidade, a motivação ou disposição e as oportunidades. Um dos objetivos básicos do estudo foi desvelar, a partir do conhecimento teórico produzido na área de Didática Geral e Didática de Educação Física, o que caracteriza as duas principais correntes do pensamento que orientam a prática pedagógica dos professores. Caracterizei, assim, à luz da análise da literatura, a Didática Instrumental e a Didática Fundamental, reconhecendo os elementos que apontam para a reconceptualização da Didática, na perspectiva de suas transformações. Outro objetivo básico do estudo foi identificar as possibilidades de ação dos alunos, tendo em conta essas duas perspectivas da Didática, enfocando as categorias da capacidade e motivação dos professores em oferecer determinadas oportunidades de ação no trato com o conhecimento dos elementos constitutivos da Didática, a saber: objetivos, conteúdos, métodos e avaliação. Elaborei, para tanto, questionários respondidos por professores e alunos, realizei entrevistas com professores. Tal procedimento permitiu estabelecer relações entre o que informa a literatura, o que os professores realmente oferecem aos alunos e como estes reconhecem possibilidades de ação e admitem limites impostos pelas orientações advindas das disciplinas específicas do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco. Os dados permitem evidenciar que, entre as possibilidades de ação no trato com o conhecimento, nas disciplinas específicas do Curso de Educação Física da Universidade ,Federal de Pernambuco, os alunos admitem estar sendo orientados, predominantemente, para desenvolver capacidades e motivações para a prática pedagógica, na perspectiva da Didática Instrumental. Considerando os elementos críticos, já construídos, coletivamente, acerca dos limites e possibilidades da Didática Instrumental, evidenciam-se os elementos que deverão ampliar as possibilidades de ação dos alunos, em suas práticas pedagógicas quando, no processo de formação acadêmica, os mesmos tiverem a oportunidade de ser orientados dentro de outras perspectivas teóricas da Didática.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1230&listaDetalhes%5B%5D=1230&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.