A Prática Pedagógica na Perspectiva Multi/intercultural e as Relações de Gênero: Possibilidades de Ação na Educação Física Escolar

Por: Ana Canen e Ana Paula da Silva Santos.

Arquivos em Movimento - v.10 - n.2 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Mudanças significativas têm ocorrido no que se refere à diversidade de tradições políticas, étnicas, sociais, religiosas e de gênero, configurando identidades plurais que se expressam nas distintas esferas sociais. Neste sentido, o multiculturalismo refere-se à compreensão da sociedade formada por identidades plurais, com base na diversidade de classe social, gênero, etnia, raça, padrões culturais e linguísticos, assim como outros marcadores identitários. Gênero, aqui entendido como constructo cultural, tem sido moldado a partir de padrões que colocam em desigualdade as relações entre os sexos. Neste sentido, a escola tem desempenhado um importante papel na reprodução de estereótipos que perpetuam visões de masculinidades e feminilidades responsáveis pela desigualdade entre os gêneros. Neste contexto, este estudo, realizado através de uma pesquisa-ação, teve como objetivo analisar a prática pedagógica na aula de Educação Física pautada na perspectiva multi/intercultural e reconhecer as suas contribuições para a superação do sexismo. Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública do Rio de Janeiro com professores e estudantes do 5º ano do ensino fundamental. Acreditamos que questionar, desnaturalizar e desestabilizar essa realidade discriminatória e excludente, na qual se insere o sexismo, constitui um passo fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e mais igualitária.

Referências

CANDAU, V. M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F; CANDAU, V. M.(Org.) Multiculturalismo: Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. Cap. 1, p. 13-37.

______. Educação em direitos humanos e diferenças culturais: questões e buscas. In: CANDAU, V. M. (Org.) Diferenças culturais e educação: construindo caminhos. Rio de Janeiro: 7Letras, 2011. Cap. 1, p. 13-33.

CANEN, A. Sentidos e dilemas do multiculturalismo: desafios curriculares para o novo milênio. In: Lopes, A. C. e Macedo, E. (orgs.) currículo: debates contemporâneos.2ª ed. São Paulo: Cortez, 2005. Cap. 8, p. 174-195.

______. O multiculturalismo e o papel da pesquisa na formação docente: uma experiência de currículo em ação. Currículo sem Fronteiras, v. 8, n.1, p. 17-30, jan/jun/2008.

DAÓLIO, J. Cultura, Educação Física e Futebol. 3ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2006.

GOELLNER, S. V. A produção cultural do corpo. In: LOURO, G. L; NECKEL, J. F; GOELLNER, S.V. (org.). Corpo, gênero e sexualidade – Um debate contemporâneo na educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003, cap. 2, p. 28-40.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 2003a.

______. Currículo, gênero e sexualidade – O “normal”, o “diferente” e o “excêntrico”. In: LOURO, G. L; NECKEL, J. F; GOELLNER, S.V. (org.). Corpo, gênero e sexualidade – Um debate contemporâneo na educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003b, cap. 3, p. 41-52.

MOREIRA, A. F; CÂMARA, M. J. Reflexões sobre currículo e identidade: implicações para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F; CANDAU, V. M. (Org.). Multiculturalismo: Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. Cap. 2, p. 38-66.

NEIRA, M. G; NUNES, M. L. F. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

OLIVEIRA e SILVA. R. C. Formação multicultural de professores de Educação Física: entre o possível e o real. 2008. 127f. Dissertação (Mestrado em educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

SARAIVA, M. DO C. Co-Educação Física e esportes: quando a diferença é um mito. 2ª ed. Ijuí: Unijuí, 2005.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade. Porto Alegre, v.20, n.2, p. 71-99, Jul-Dez, 1995.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Endereço: https://revista.eefd.ufrj.br/EEFD/article/view/426

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.