A Prática Pedagógica no âmbito do Lazer/recreação na área da Educação Física e Esporte: Relato de Uma Experiência

Por: Juliana Maia da Silva.

IX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE

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Resumo

Este trabalho expõe resultados de vivências pedagógicas no interior da Disciplina Recreação 1/95 no âmbito do Lazer. O eixo curricular básico é a capacidade de reflexão crítica através da práxis. Sistematizando, organizando e problematizando dados da realidade, busca-se saltos qualitativos nas experiências, conhecimentos, competências humanas, relacionadas pela via do trato com o conhecimento da cultura corporal esportiva, pela via da unidade metodológica para a construção da interdisciplinaridade nas aulas de Educação Física. Com o objetivo de qualificar o profissional da área para intervir no processo educativo, possibilitando alterar as relações que se estabelecem no interior da sociedade. Para tanto, busca-se ações responsáveis de caráter comunicativo-interativo, no qual os princípios da comunicação discursiva-dialógica-argumentativa-persuasiva-decisória, devem existir como competências básicas para o exercício da democracia.

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