A Prática Pedagógica Reflexiva e os Fenômenos Educativos e Sociais no Cotidiano Escolar

Por: Deiva Mara Delfini Batista Ribeiro.

Revista da Educação Física - UEM - v.16 - n.2 - 2005

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo é contribuir com as reflexões em Educação Física a partir do cotidiano escolar, em uma perspectiva de prática pedagógica reflexiva. Para este estudo de caso adotou-se como referencial teórico-metodológico a investigação-na-ação (ELLIOTT, 1994) mediada pela reflexão (SCHÖN, 2000), a ser realizada por meio de entrevista, sessões de estudo e intervenção pedagógica com uma professora-formanda do curso de Educação Física. A prática pedagógica reflexiva evidenciou fenômenos educativos e sociais emergentes do cotidiano escolar em relação aos quais o futuro professor deve estar preparado para fazer mediações. Os resultados apontam que o professor deve estar em contato com as situações conflituosas da prática docente em sua concretude desde o início de sua formação, apropriando-se do referencial teórico-crítico e tornando-se autônomo para investigar sua própria prática. Neste sentido, a epistemologia da prática reflexiva crítica cumpre seu papel.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3393/2419

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.