A Prática Reflexiva Como Possibilidade de Construção de Saberes: Contribuições Para a Formação Docente na Educação Física

Por: Carlos Gaitán Riveros, Fernanda Rossi e Jorge Andres Jimenez Muñoz.

Movimento - v.23 - n.2 - 2017

Send to Kindle


Resumo

A pesquisa consistiu em identificar os tópicos que os professores assumem como objeto de análise, mediante a experiência de uma prática reflexiva baseada na escrita de diários epistêmicos, como a possibilidade de distanciamento, objetivação da própria prática e produção de saber. A técnica de pesquisa foi o diário epistêmico, a partir de um referencial teórico com base nas possibilidades reflexivas da escrita e nas próprias práticas. Quatro casos foram aprofundados com professores da disciplina “Prática Pedagógica Profissional”, pertencente ao currículo do curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade Estadual da Colômbia. Finalmente, os diários foram abordados pela análise qualitativa. Espera-se contribuir para o debate sobre a formação docente com abordagens que visam à configuração de estratégias formativas baseadas na reflexão, assim como a produção de saber a partir da prática, em uma área em que isso não está consolidado.

Endereço: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/69442

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.