A Prática Social do Lazer Diante do Acontecimento Ambiental

Por: Cae Rodrigues.

XXIII ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer

Send to Kindle


Resumo

As disputas em torno da problemática socioambiental indicam que essa se configura enquanto objeto de saber e eixo de uma prática discursiva, configurando um novo campo de poder e de luta no interior, do qual são disputados interesses e sentidos concernentes ao acontecimento ambiental. Diante dessa realidade, edifica-se uma “racionalidade ambiental”, que ganha força na incorporação do discurso ambiental por diferentes discursos contemporâneos, como o científico, o econômico, o jurídico, o educacional e o comunitário, e em diversos contextos, como no âmbito da inovação tecnológica, das práticas de autogestão comunitária, dos novos direitos socioambientais, do ativismo nos movimentos sociais, da produção no conhecimento científico e tecnológico, dos programas curriculares, das práticas pedagógicas e dos espaços institucionais em diálogos interdisciplinares.
Dessa forma, a compreensão das múltiplas manifestações associadas às diversas práticas sociais que, de alguma forma, contribuem para a edificação da racionalidade ambiental possibilita uma visão mais detalhada dos elementos em disputa no campo ambiental. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho, sustentado por pesquisa teórica, se desdobra na investigação sobre as transformações das práticas de lazer (compreendidas enquanto práticas sociais) diante do acontecimento ambiental.

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.