A Prática do Tema Transversal da ética nas Aulas de Educação Física Escolar

Por: e Monique Marques Longo.

XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, apresentados pela Lei de Diretrizes e
Bases da Educação de dezembro de 1996, vem propor a inclusão dos Temas
Transversais em todas as áreas da educação, tendo como eixo norteador o da
Ética. Baseado nesta proposta, a idéia principal do estudo apresentado é
int e rpre t a r o va lor da Edu c a ç ão Fí s i c a Es col a r como um me io de
desenvolvimento moral dos alunos inseridos no primeiro ciclo do Ensino
F u n d ame n t a l e a i n d a , c omo uma p o s s í ve l p r á t i c a p e d ag ó g i c a d e
operacionalização do Tema Transversal da Ética. Para tal, foi apresentada uma
Compreensão Axiológica acerca do desenvolvimento biomoral das crianças
de 7 a 10 anos, uma Compreensão Fenomenológica da Educação Física Escolar
como objeto prático de estudo, uma Compreensão Fenomenológica das
propostas apresentadas pelos PCN’s quanto ao tema transversal da Ética e
conclui-se com uma Ordenação Axiológica da Educação Física Escolar como
uma possível estratégia pedagógica visando desenvolver o juízo moral infantil
com ba s e no Tema Trans ve rs a l da Ét i c a propos to pe los PCN’s. A
fundamentação teórica apresentada baseou-se no pensamento dos autores
BENTO (1998), BERESFORD (1994), GESELL (1977), LA TAILE (1997), PIAGET
(1968, 1994), KOHLBERG (1984,1992), MACINTYRE (1984,1992) entre outros. A
metodologia adotada teve como tipologia uma dissertação argumentativa, ou
seja, um estudo de natureza filosófica e do tipo bibliográfico, e também
descritivo de análise documental. Como estratégia metodológica de
operacionalização, utilizou-se o método fenomenológico de HUSSERL (1990),
preservando as etapas da descrição e da redução eidética, e substituindo a
reflexão fenomenológica, pela reflexão ontognoseológica ou ordenação
axiológica proposta por REALE (1988). Por fim, o estudo apresenta como
conclusões que as atividades físicas e os jogos regrados propostos no estudo e
característicos nas aulas de Educação Física Escolar, mostraram-se necessários
e suficientes como uma possível estratégia pedagógica de desenvolvimento
do juízo moral em crianças de 7 a 10 anos inseridos no primeiro ciclo do
Ensino Fundamental e ainda como meio de operacionalização do tema da
Ética proposto pelos PCN’s.

Endereço: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/70_Anais_p345.pdf

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