Resumo

Introdução: O levantamento caracteriza-se como um dos momentos do voleibol, cujo responsável é o levantador, o qual tem por objetivo organizar ofensivamente sua equipe e deixar seus atacantes nas melhores condições. Objetivo: A pesquisa tem como objetivo sistematizar os elementos não praxêmicos e praxêmicos, identificados na produção científica da área, que orientam a leitura de jogo e a tomada de decisão dos jogadores em relação ao levantador, considerando as interações comunicativas e contracomunicativas estabelecidas no voleibol. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa teórica, na qual foram utilizados artigos científicos, dissertações, livros e teses que têm como temática principal o Voleibol e a leitura de jogo, selecionados em cinco fontes de pesquisa. Resultados: Foi possível constatar que ambos tipos de elementos se complementam no contexto do jogo, sendo capazes de nortear a leitura e a tomada de decisão dos jogadores que estabelecem interações motrizes de cooperação e oposição com o levantador, mediante as mais variadas situações do jogo. Considerações Finais: Com esta pesquisa, pretendeu-se construir um instrumento teórico com o intuito de auxiliar profissionais da área da Educação Física em sua prática pedagógica, conforme a realidade de seu aluno ou atleta, seu contexto de inserção e seu nível de aprendizagem.

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Apresentamos o Dossiê “Praxiologia Motriz - contribuições para a Educação Física”, publicado pela revista Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde no volume 19 (2020). A Praxiologia Motriz - definida por Pierre Parlebas como ciência da ação motriz -, atualmente fundamenta múltiplas investigações científicas e realiza valiosas contribuições ao campo da Educação Física. Com base nesse marco teórico, há mais de uma década, diferentes produções de qualidade, vêm ampliando as colaborações e renovando o interesse dos estudiosos. Este número temático é a expressão e o reflexo de distintos olhares e enfoques dos estudos científicos da área. Depois de uma breve revisão histórica, na qual são considerados alguns fatos relevantes, se apresentam os vinte e três artigos do Dossiê, produto do trabalho de quarenta e cinco autores/coautores que representam sete países diferentes. Por razão desta apresentação, se agrupou os textos em três grandes eixos: artigos que se dedicam a analisar aspectos conceituais e sua articulação com o campo da Educação Física; outros que abordam o debate e a sistematização do trabalho pedagógico e da didática; e por último, textos que tratam do estudo da lógica interna das práticas corporais. O conjunto de artigos registrados neste dossiê representa um vivo testemunho da amplitude e da diversidade das produções científicas da Praxiologia Motriz. Este panorama permite identificar alguns dos desafios futuros para sua consolidação na região e possíveis contributos ao debate científico e ao diálogo com a Educação Física

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Publicado
2020-09-22
Como Citar
Bortoleto, M. A. C., Ribas, J. F. M., & Saraví, J. R. (2020). A Praxiologia Motriz e suas contribuições ao debate científico da Educação Física. Conexões, 18, e020032. https://doi.org/10.20396/conex.v18i0.8661256
Edição
v. 18 (2020): Publicação contínua
Seção
Dossiê Praxiologia Motriz - contribuições para a Educação Física

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