Resumo

O presente trabalho constitui-se em síntese da pesquisa de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina no ano de 2011. A partir do entendimento de que a capoeira vem inserindo-se no espaço escolar, buscamos superar a justificativa desta “entrada” na escola, geralmente associada ao contexto histórico e cultural originários da capoeira, voltando nossa atenção para a intensidade da constituição de sentidos e significados existenciais pelo sujeito (aluno) que participa das aulas de capoeira nas escolas. Tratou-se de uma pesquisa de bases fenomenológicas, com procedimentos empíricos de coleta de dados tais como entrevista, observação participante e produção midiática, onde 4 alunos que participavam das aulas de capoeira em duas escolas municipais de São José, SC foram pesquisados. Os sujeitos-alunos pareceram significar a capoeira em suas vidas das mais variadas formas, como atividade prazerosa e complementar às experiências de movimento, como uma atividade que ganha perspectivas de aplicação no futuro (“ser professor de capoeira”), ou mesmo como uma forma de construção de uma identidade positiva de si frente aos outros e às situações de violência (física, social e moral) experimentadas existenciariamente.

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