A Presença do Ensino de Gestão Esportiva nos Cursos de Graduação em Educação Física com Conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - Enade

Por: Antonio Carlos Neves de Carvalho.

57 páginas. 2014 11/04/2014

Send to Kindle


Resumo

A presente pesquisa mostra dados sobre a presença do ensino de gestão esportiva nos cursos de graduação em Educação Física nas Instituições de Ensino Superior (IES) com grau 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Neste estudo consideramos que a indústria do esporte cresce e se fortalece a cada ano, sendo uma fonte de aplicação de recursos e investimentos. Então, torna-se ímpar a necessidade de se preparar e profissionalizar cada vez mais os envolvidos para que se possa atender com qualidade esta demanda que se faz presente no mercado brasileiro. Sendo assim, notamos a importância de se desenvolver um estudo sobre o ensino da gestão esportiva. Desta forma, torna-se fundamental que as Instituições de Ensino Superior - IES invistam em ações que visem à formação e preparação de seu corpo discente para este mercado profissional, através da abertura e/ou aperfeiçoamento de cursos de qualificação que contenham o conteúdo da gestão esportiva. O objetivo deste estudo foi verificar a presença do ensino de gestão esportiva nos cursos de graduação em Educação Física com conceito 5 no Enade. Foram analisadas a presença da disciplina nas matrizes curriculares dos cursos com conceito 5 no Enade. Segundo dados obtidos no Ministério da Educação, dos 833 cursos de Educação Física avaliados, apenas 48 atingiram o conceito 5. Dados deste trabalho revelam que estes cursos se encontram distribuídos em 22 IES, onde apenas 12 delas possuem, em sua matriz curricular, o tema da gestão esportiva.

Endereço: http://www.universo.edu.br/portal/niteroi/mestrado/mestrado-em-ciencias-da-atividade-fisica/

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.