A Presença do Lúdico nos Memoriais de Professores Durante a Formação Pedagógica

Por: e Tereza Cristina Bernardo da Câmara.

V Encontro de História do Esporte, Lazer e Educação Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

Este estudo analisa através de Memoriais a presença do elemento lúdico nas concepções pedagógicas de Professores/Alunos do Curso de Pedagogia, promovido pelo Instituto de Formação de Professores Pres. Kennedy, em Natal, Rio Grande do Norte. Para isso, foram formuladas as seguintes questões de investigação: I. De que forma o lúdico é percebido por esses professores? 2. Como eles analisam as suas atuais práticas pedagógicas, tendo como referência o lúdico? 3. Qual o valor que eles atribuem à presença do lúdico nas diferentes metodologias de ensino? Trata-se de uma análise documental que utilizou Memoriais de 21 professores/alunos do IPF. Uma das conclusões obtidas é que o professor reflete na sua prática pedagógica, toda a sua vivência pessoal e profissional, e que a Ed. Física promoveu, neste contexto, o resgate da sua sensibilidade lúdica, através das brincadeiras infantis.

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.