Resumo

A pesquisa teve como objetivo identificar as produções acadêmicas sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em quatro revistas consideradas as mais proeminentes da área da Educação Física. Para isso, foi realizada uma pesquisa do tipo bibliográfica nos seus sites, utilizando descritores específicos e, em seguida, analisados o título, o resumo e as palavras-chave das produções encontradas. O Pibid foi criado pelo Decreto nº 7.219/2010, com alteração dada pela Portaria CAPES nº 259, de 17 dezembro de 2019, com a finalidade de fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira (BRASIL, 2019). A pesquisa sobre as produções acadêmicas da Educação Física com enfoque no Pibid restringiu-se a quatro periódicos brasileiros da área, sendo eles: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), Movimento, Pensar a Prática e Motrivivência. Optamos por essas revistas porque, assim como Bracht et al. (2012), compreendemos que elas são as revistas científicas que mais publicam sobre Educação Física escolar no Brasil. Com o intuito de coletarmos o maior número de publicações possível, não foi especificado recorte temporal. Dessa forma, a pesquisa foi realizada em todo o banco de dados disponível eletronicamente nos sites das revistas selecionadas até outubro de 2022, prazo de finalização da presente pesquisa.

Acessar