A Produção do Conhecimento em Educação Física: Análise Epistemológica das Dissertações e Teses dos Programas de Pós-graduação nas Universidades Públicas da Região Sul do Brasil (2000-2010)

Por: João Derli de Souza Santos.

2012 12/12/2012

Send to Kindle


Resumo

Este estudo se refere à produção do conhecimento em Educação Física nas Universidades Públicas da Região Sul do Brasil. A pesquisa Epistemológica busca captar as mudanças ocorridas, os avanços, e as fragilidades em determinada área do conhecimento. Nessa perspectiva, considera-se importante analisar as questões epistemológicas na produção do conhecimento (dissertações e teses) nas Universidades Públicas nos Estados do Sul do Brasil. A carência de pesquisas que investigam as questões epistemológicas em Educação Física e a busca da consolidação da produção científica, instigou este estudo sobre a produção dos Programas de Pós-Graduação nas Universidades Públicas nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, no período de (2000-2010). O desenvolvimento desta pesquisa parte de estudos realizados sobre a produção do conhecimento na área da Educação Física, e tem como antecedentes de investigação as análises epistemológicas das pesquisas efetuadas em outros programas de Educação e Educação Física no País e em outras regiões, particularmente, no sul, sudeste e no nordeste. Nesta investigação, a temática está voltada para análise da produção científica em Educação Física nas Universidades Públicas da Região Sul do Brasil, e espera-se, dessa forma complementar estudos anteriores, visando um balanço da produção nacional. Foram mapeadas as características e principais tendências dessa forma de produção ao longo dos últimos 11 anos. Com base nas argumentações iniciais, apresenta-se a problemática da pesquisa, sintetizada na seguinte questão: Quais as abordagens metodológicas e epistemológicas orientaram as dissertações e teses dos programas de Pós-Graduação em Educação Física das Universidades Públicas da Região Sul do Brasil, durante o período de 2000 a 2010? Esta investigação se caracteriza como uma pesquisa do tipo bibliográfica, tomando como fontes as versões defendidas nos referidos programas. Como resultado na produção do conhecimento na região Sul, identificamos a presença de quatro abordagens teórico-metodológicas: Empírico-Analítica, Pesquisa Fenomenológico-Hermenêutica, Pós-Moderna e abordagem Crítico-Dialética. Ficou evidenciada nas análises realizadas a hegemonia das tendências Empírico-Analíticas em todos os programas pesquisados. Enfim, esperamos que a presente investigação estimule, futuramente, outros estudos, para aprofundar as polêmicas, identificar as limitações e estimular a vigilância epistemológica nas demais regiões do Brasil, que não foram aqui abordadas, fortalecendo, dessa forma, a produção de conhecimento. 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000907105&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.