A Produção do Conhecimento na Educação Física Brasileira e Sua Proposta de Intervenção na Educação Física Escolar

Por: Paulo Carlan.

257 páginas. 1996

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar, a partir das abordagens metodológicas, as produções científicas (dissertações) produzidas no período de 1980-1993, nos Cursos de Pós-Graduação em Educação das instituições públicas, UFSM, UFRGS, UFSC e UNICAMP, com temas direcionados especificamente à Educação Física, procurando desvelar quais os esclarecimentos ou que tipo de intervenção proposta para a Educação Física Escolar. Utilizou-se, como categoria metodológica fundamental, a relação entre o lógico e o histórico. 1) No lógico, procurou-se reconstruir as estruturas internas das abordagens encontradas: empíricas-analíticas (52%), fenomenológico-hermenuêtica (32%) crítico-dialéticas (16%), quando procuramos elucidar os conceitos de Educação, Educação Física e Movimento Humano nos três níveis de abordagens como também explicitar as categorias técnicas e pressupostos ontológicos. 2) No histórico, procurou-se identificar, a partir da categoria que denominamos como teórico-prático, se as dissertações apresentavam propostas para uma possível intervenção na realidade escolar sem perder de vista o terreno concreto da Educação Física transitando ou se permaneciam apenas a nível da compreensão desta realidade. Na conclusão do estudo, pôde-se evidenciar que as pesquisas, na sua grande maioria, não apontam orientações práticas para os problemas levantados nas pesquisas indicando que o "objeto da pesquisa", num número significativo delas, não foi extraído da área específica mas do campo de abrangência mais geral, de todas as ciências humanas e sociais.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1952&listaDetalhes%5B%5D=1952&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.