Integra

introdução:

a pesquisa vem sendo desenvolvida no interior do núcleo de epistemologia em educação física, do grupo de estudos e pesquisas em educação física & esporte e lazer (lepel/faced/ufba), que vem realizando estudos sobre a produção do conhecimento no nordeste do brasil, procurando responder de forma coletiva as problemáticas que se localizam na realidade. o presente trabalho se propõe a analisar a produção do conhecimento nas áreas de educação e educação física focalizando as pesquisas que tratam da formação dos educadores do campo e dos movimentos de lutas sociais tomando como perspectiva um referencial teórico-científico baseado na superação do sociometabolismo do capital. nas análises em andamento, nos propomos a verificar tanto suas características lógico e epistemológicas, quanto analisar suas contribuições na construção de proposições superadoras.

metodologia:

para realização da pesquisa, foi necessária a localização das produções (teses e dissertações) de forma a viabilizar a análise e caracterização das mesmas, o que foi realizado a partir da utilização do esquema paradigmático desenvolvido por sánchez gamboa (1987) identificando seus elementos lógicos, epistemológicos, teóricos, gnosiológicos e ontológicos. a análise, das informações coletadas, foi realizada a partir de um referencial teórico que se propõe superar a pseudoconcreticidade enquanto uma construção histórica do sistema capitalista que investe na constituição do mundo fetichizado e na conseqüente destruição do homem histórico. este referencial propõe a apropriação de uma teoria crítica que nos permite discernir a práxis utilitária cotidiana da práxis revolucionária, trazendo à tona o mundo da verdade.

resultados:

durante o processo de realização da pesquisa, foram considerados os dados levantados pelo núcleo epistef em torno da pesquisa matricial, na qual foram localizadas 145 pesquisas (teses e dissertações) produzidas por pesquisadores de quatro estados do nordeste (alagoas, bahia, pernambuco e sergipe) das quais foram analisadas 70 pesquisas. os resultados parciais destacados se referem à análise das produções cuja temática tratam dos movimentos de lutas sociais, onde foi possível organizar os seguintes dados: foram encontradas duas dissertações que abordam esta temática cuja análise demonstram os seguintes dados: as produções são recentes, datadas de 2001 e 2002. quanto ao programa de pós-graduação ambas foram defendidas na ufpe, nas áreas da educação e do serviço social. em relação aos compromissos regionais, as pesquisas envolveram sujeitos do mst da região do sertão do são francisco do estado de pernambuco. quanto ao tipo de pesquisa, as duas se caracterizam como pesquisa qualitativa tendo como instrumentos de coleta de dados observação participante, diários de campo, entrevistas, observações, análise de documentos fotografias e filmagens.

conclusões:

na amostra analisada, a primeira produção data do ano de 1982, sendo que a problemática dos movimentos de lutas sociais neste universo somente teve seu estudo iniciado no ano de 2001, abordando o mst, movimento que teve sua origem em 1984. isto demonstra que esta problemática, que também envolve a questão agrária, é uma preocupação retardatária na área da educação física diante da gravidade da atual realidade onde esta área do conhecimento também se insere enquanto frente de atuação. este dado também demonstra que as questões de pesquisas referentes ao campo têm tido pouca ênfase em relação às pesquisas que abordam problemas investigativos ligados à realidade das cidades. o desenvolvimento das pesquisas ocorreu em programas da região nordeste do país e se preocuparam com problemáticas locais, porém, ao serem desenvolvidas em outros programas das áreas das ciências humanas e sociais, evidenciam a inexistência de programas stricto sensu em educação física na região limitando o acesso aos cursos de pós-graduação dos professores pesquisadores desta área. pesquisas sobre a produção do conhecimento se tornam portanto cada vez mais necessárias de forma a evidenciar a crítica radical ao conhecimento produzido, evidenciando seus limites e possibilidades.