Resumo


Este trabalho aborda a circulação de ideias sobre os processos de ensino de Educação Física que pretenderam produzir uma professora especializada em tal disciplina. Em 1927 foi criada a Inspetoria de Educação Física de Minas Gerais. Dentre suas incumbências, destaca-se o investimento na qualificação das professoras que ministravam Educação Física nas escolas. Assim, a Inspetoria criou estratégias para alcançar o aperfeiçoamento docente, configurando uma série de ações para a formação de uma professora especializada em Educação Física. Foi propósito deste estudo desvelar o processo de produção e circulação de referências prescritivas, que deveriam orientar as ações pedagógicas daquelas professoras, como também, compreender as ideias estabelecidas pela Inspetoria sobre os significados de ministrar Educação Física. A investigação concentrou-se no Boletim “Educação Physica – Jogos e Callisthenia”, produzido pela Inspetoria. Os textos ali contidos representavam um arranjo de conhecimentos inerentes ao exercício docente, sejam aqueles de ordem pragmática, sejam os de orientação da prática pedagógica. A análise das fontes permite indicar que a criação da Inspetoria de Educação Física e seus investimentos no aperfeiçoamento de professoras operaram uma transformação nos significados atribuídos ao ensino de Educação Física nas escolas e formalizaram o reconhecimento de um corpo de conhecimentos específicos inerentes à docência.
 

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