A Produção de Documentários nas Aulas de Educação Física Escolar: a Utilização de Tecnologias Para a Ampliação do Pensamento Crítico de Alunos e Alunas no Ensino Médio

Por: , Elisabete dos Santos Freire, Fabiano Dias e Valdilene Aline Nogueira.

Corpoconsciência - v.22 - n.2 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desse estudo foi descrever e analisar uma experiência pedagógica, realizada com estudantes do Ensino Médio. Durante as aulas de Educação Física eles e elas analisaram aspectos socioculturais relacionados ao esporte e construíram documentários sobre diferentes temas: religião, racismo, machismo, homofobia, desigualdade socioeconômica, doping, mídia, saúde, seleção de talentos, assim como olimpíadas e copa do mundo no Brasil. Os estudantes foram estimulados a produzir conhecimento sobre os temas debatidos em aula, a analisar criticamente a mídia e o esporte e a perceber-se como produtor da mídia. Ao discutir sobre os documentários produzidos, identificamos que muitos discentes passaram a olhar de forma mais crítica para os temas que envolvem o esporte. O diálogo entre escola e universidade permitiu aproximar esses dois contextos e concluir que a utilização das mídias nas aulas pode favorecer a participação dos estudantes do Ensino Médio, tornando a aprendizagem significante. 

Endereço: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/6857

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.