A Produção de Documentários nas Aulas de Educação Física Escolar: a Utilização de Tecnologias Para a Ampliação do Pensamento Crítico de Alunos e Alunas no Ensino Médio

Por: , Elisabete dos Santos Freire, Fabiano Dias e Valdilene Aline Nogueira.

Corpoconsciência - v.23 - n.2 - 2019

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desse estudo foi descrever e analisar uma experiência pedagógica, realizada com estudantes do Ensino Médio. Durante as aulas de Educação Física eles e elas analisaram aspectos socioculturais relacionados ao esporte e construíram documentários sobre diferentes temas: religião, racismo, machismo, homofobia, desigualdade socioeconômica, doping, mídia, saúde, seleção de talentos, assim como olimpíadas e copa do mundo no Brasil. Os estudantes foram estimulados a produzir conhecimento sobre os temas debatidos em aula, a analisar criticamente a mídia e o esporte e a perceber-se como produtor da mídia. Ao discutir sobre os documentários produzidos, identificamos que muitos discentes passaram a olhar de forma mais crítica para os temas que envolvem o esporte. O diálogo entre escola e universidade permitiu aproximar esses dois contextos e concluir que a utilização das mídias nas aulas pode favorecer a participação dos estudantes do Ensino Médio, tornando a aprendizagem significante. 

Referências

ALMEIDA, Felipe Quintão. Educação física escolar e práticas pedagógicas inovadoras: uma revisão. Corpoconciência, v. 21, n. 3, p. 7-16, 2017.

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. 3. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

BETTI, Mauro. Mídias: aliadas ou inimigas da Educação Física Escolar? Motriz, v. 7, n. 2, p. 125-129, 2001a.

______. Esporte na mídia ou esporte da mídia? Motrivivência, ano XII, n. 17, p. 1-3, 2001b.

______. Estudos sobre a mídia: portas e chaves. In: BETTI, Mauro. Educação física e mídia: novos olhares, outras práticas. São Paulo: Hucitec, 2003.

BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-Educação: conceitos, história e perspectivas. Educação e sociedade, v. 30, n. 109, 2009.

CONTRERAS, Jose. Relatos de experiencia, em busca de um saber pedagógico. Revista brasileira de pesquisa (auto) biográfica, v. 1, n. 1, p. 14-30, 2016.

DINIZ, Irlla Karla dos Santos; RODRIGUES, Heitor Andrade; DARIDO, Suraya Cristina. Os usos da mídia em aulas de educação física escolar: possibilidades e dificuldades. Movimento, v. 18, n. 3, p. 183-202, 2012.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília, DF: Secretaria de Educação Média e Tecnológica/MEC, 2000.

FANTIN, Monica. Mídia-educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis, SC: Cidade Futura, 2006.

FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2012.

FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; SILVA, Marlon André. Ensaiando o ‘’Novo’’ em Educação Física Escolar: A Perspectiva de Seus Atores. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 33, n. 1, p. 116-134, 2011.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FRAGA, Alex Branco. Afazeres da educação física na escola: planejar, ensinar, partilhar. Erechim, RS: Edelbra, 2012.

MALDONADO, Daniel Teixeira; SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos Do “rola a bola” à inovação pedagógica nas aulas de educação física: uma análise dos bastidores do cotidiano escolar público. Curitiba, PR: CRV, 2017.

MALDONADO, Daniel Teixeira e colaboradores. Perspectivas de mudanças nas práticas pedagógicas da Educação Física Escolar: uma análise dos estudos publicados nos anais de eventos paulistas. Conexões, v. 15, n. 3, p. 349-367, 2017.

MALDONADO, Daniel Teixeira e colaboradores. Indícios de mudanças na prática pedagógica dos professores de educação física escolar: análise dos estudos publicados em anais de eventos nacionais. Corpoconsciência, v. 22, n. 1, p. 77-92, 2018.

NEIRA, Marcos. Educação física cultural: o currículo em ação. São Paulo: Labrador, 2017.

NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira; MALDONADO, Daniel Teixeira. Práticas pedagógicas inovadoras nas aulas de educação física escolar: indícios de mudanças 2. Curitiba, PR: CRV, 2017.

PATRINHANI, Gisele Fregolente; MAGNONI, Maria da Graça Mello; PRADO JÚNIOR, Milton Vieira. Educação inclusiva e mídias: práticas pedagogias nas aulas de educação física escolar. Revista da Sobama, v. 18, n. 1, p. 77-92, 2017.

PEREIRA, Raquel Stoilov; MOREIRA, Evando Carlos. A difícil tarefa de avaliar: possibilidades na educação física escolar. In: MOREIRA, Evando Carlos; PEREIRA, Raquel Stoilov. Educação física escolar: desafios e propostas 2. 2. ed. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2011..

ROSSI, Júlio Cesar Ramos e colaboradores. Exergame: da prática virtual para a prática presencial. Coleção pesquisa em educação física. v. 15, n. 2, p. 91-100, 2016.

SANCHES NETO, Luiz e colaboradores. Demandas ambientais na educação física escolar: perspectivas de adaptação e transformação. Movimento, v. 19, n. 4, p. 309-330, 2013.

SANTOS, Silvan Menezes e colaboradores. Estudo da produção científica sobre educação física e mídia/TICS em periódicos nacionais (2006-2012). Revista brasileira de ciências do esporte, v. 36, n. 2, p. 123-139, 2014.

SOUSA, Dandara Queiroga de Oliveira e colaboradores. Apontando possibilidades pedagógicas na Educação Física a partir da mídia-educação. Cadernos de formação RBCE, v. 5, n. 2, p. 26-40, 2014.

SÚNEGA, Paula Beatriz Camargo e colaboradores. Luz, câmera, educação e...cesta: produção e implementação de materiais audiovisuais para o ensino do basquetebol e dos temas transversais nas aulas de Educação Física. Arquivos em Movimento, v. 8, n. 2, p. 44-64, 2012.

VENÂNCIO, Luciana e colaboradores. Educação física no ensino fundamental II: saberes e experiências educativas de professores(as)-pesquisadores(as). Curitiba, PR: CRV, 2017.

VIEIRA, Karina Langone e colaboradores. Características comportamentais de escolares e sua percepção sobre a utilização dos exergames nas aulas de educação física. Cinergis, v. 15, n. 2, p. 65-69, 2014.

VIEIRA, Pollyane Barros Albuquerque; FREIRE, Elisabete dos Santos; RODRIGUES, Graciele Massoli. O texto escrito como recurso didático nas aulas de educação física: perspectivas e experiências dos professores. Movimento, v. 21, n. 4, p. 929-944, 2015.

Endereço: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/6857

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.