Resumo

Este texto trata do planejamento do ensino na Educação Física escolar, com ênfase na elaboração de instrumentais que visam a superação da prática da cópia ou reprodução de modelos prontos. Aborda os pressupostos e princípios do planejamento coletivo sistematizados a partir de uma trajetória de formação continuada ao longo de vários anos; em seguida, apresenta uma reflexão sobre as marcas da didática instrumental presente na elaboração de objetivos de ensino, bem como o processo por meio do qual foi sendo repensado seu sentido e significado no ato de planejar. Finalmente, o texto retoma, numa perspectiva mais descritiva, o do processo de criação dos diferentes documentos que foram/estão sendo utilizados no contexto citado. Considerando as particularidades desta experiência, que seguiu uma lógica interna ao grupo, ressaltamos que a ênfase deve ser dada ao caminho percorrido e não aos documentos, de forma que essa trajetória possa contribuir para que a sistematização e registro do planejamento, em diferentes âmbitos do trabalho docente ganhe novos sentidos e seja uma ferramenta para qualificar as ações dos professores no contexto escolar.

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