Resumo

O estudo trata da produção do conhecimento acerca das teorias pedagógicas da Educação Física no Brasil. O objetivo foi analisar a produção do conhecimento acerca das teorias pedagógicas da educação física brasileira no período de agosto/2009 à agosto/2010. A metodologia do trabalho buscou aproximações de base epistemológica com o materialismo histórico dialético que subsidiou uma análise quali-quantitativa. Realizamos uma revisão bibliográfica e um levantamento sobre o que vem sendo produzido e discutido a respeito desta temática. O problema de pesquisa abordou a seguinte questão: quais as teorias pedagógicas da Educação Física existentes no Brasil e a relação com a produção do conhecimento sobre a temática, analisadas no período de agosto/2009 a agosto/2010? Segundo dados da CAPES, existe uma grande assimetria entre as regiões do país no que diz respeito à distribuição de programas de pós-graduação e, conseqüentemente, de produção do conhecimento. Isto fica evidente nos seguintes números: enquanto 50% dos trabalhos analisados foram defendidos na região sudeste, apenas 1% foi defendido na região Norte do país. Observamos que o país permanece aprofundando suas disparidades regionais que não apenas perpassam o desenvolvimento econômico e social, mas também se acirram em relação ao acesso, e à produção, do conhecimento.

Acessar