A Produção do Conhecimento em Educação Física e Suas Subáreas: Um Panorama a Partir de Periódicos Nacionais da área

Por: Eduardo Lucia Caputo, , Helena Thofehrn Lessa, , , , Priscila Lopes Cardozo e Rodrigo Kohn Cardoso.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.22 - n.3 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Esse artigo descreve a produção do conhecimento em Educação Física em periódicos brasileiros da área, agrupando esses produtos em subáreas, verificando sua relação com a Pós-Graduação e a distribuição geográfica dos autores com base na sua afiliação institucional, a partir do último número disponível de cada periódico. Trata-se de análise documental, com dados extraídos do website dos 12 periódicos científicos da Educação Física classificados nos estratos B2, ou superior do WebQualis da CAPES de 2014. O último número disponível de cada periódico foi avaliado e os artigos publicados foram categorizados em subáreas, descritas a seguir. Foram analisados 163 artigos relacionados à área da Educação Física, distribuídos nas seguintes subáreas: Pedagógica e Sociocultural = 42,9%, Treinamento Físico e Fisiologia = 26,5%, Atividade Física e Saúde = 20,4%, Comportamento Motor = 10,2%. Pelo menos um autor dos artigos estava vinculado a um Programa de Pós-graduação em Educação Física em 99 (60,7%) dessas publicações. A maioria das publicações são oriundas de programas com conceito 4 e 5 da CAPES. Assinala-se a importância de os Programas de Pós-Graduação com conceitos superiores a quatro publicarem com maior frequência em revistas brasileiras, a fim de fortalecer os periódicos nacionais e auxiliar na consolidação da área da Educação Física no país.

Endereço: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/RBAFS/article/view/9325

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.