A Produção do Conhecimento em Educação Física Gerado Pelas Dissertações e Teses de Docentes da FEFF-UFAM: 1981 a 2014

Por: Sheila Moura do Amaral.

73 páginas. 2019 29/04/2019

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Resumo

O estudo trata de uma pesquisa doutoral com objetivo central de investigar a produção do conhecimento gerado pelas dissertações e teses de docentes da FEFF-UFAM. O percurso metodológico se configurou por um estudo de caso, com cunho exploratório descritivo e como procedimento, a análise bibliográfica e documental, além do uso do “esquema paradigmático ou matriz epistemológica”, um instrumento de pesquisa projetado para avaliar produção científica, com a combinação da técnica qualitativa e quantitativa utilizadas de forma complementar. As fontes foram constituídas pelas dissertações e teses dos docentes produzidas entre 1981 a 2014, bem como seus currículos lattes. As informações foram identificadas e analisadas através de fichamentos, formulários e tabulações estatísticas. Os resultados identificaram 33 dissertações e 18 teses, destacando-se o Sudeste como a região de maior realização dos estudos. As áreas temáticas dos estudos com maior destaque foi treinamento desportivo, no mestrado (39,39%) e, no doutorado, treinamento desportivo, Inclusão e diferença, com (22,23%). As problemáticas regionais foram destacadas com maior interesse nos estudos dos docentes, havendo no mestrado 22 (69,69%) no estado do Amazonas e no doutorado 9 (50%) também no Amazonas, esses indicadores denotam a relação das pesquisas com a identidade local e também com o desafio do pesquisador em traçar ações determinantes que se revertam em melhorias sociais. O instrumento de pesquisa mais utilizado pelos pesquisadores foram os testes, tanto no mestrado (48,7%) como no doutorado (30,4%). A pesquisa descritiva prevaleceu no mestrado com (29,4%) e doutorado (26,3%). As técnicas utilizadas foram de caráter quantitativo em ambos, mestrado (69,69%) e doutorado (44,44%). Sobre a abordagem epistemológica utilizada o predomínio foi da tendência empírico-analítico, mestrado (78,78%) e doutorado (61,11%). Os resultados indicam que os estudos evoluíram e acompanharam as tendências da EF no Brasil, no entanto, com raízes calcadas nas bases das ciências biológicas e nos aspectos tecnicistas. Concernente aos impactos nas demandas regionais os resultados apontam que mesmo em condições adversas houve sensíveis impactos oriundos das produções dos docentes da FEFF-UFAM no Amazonas.

Endereço: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7112

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