A Produção do Conhecimento na Revista Brasileira de Ciências do Esporte de 1979-2004: Entre o Biológico e o Pedagógico

Por: e Rachel Borges Corte.

XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Objetivou detectar e discutir a influência da Biologia e da Pedagogia na Educação Física escolar, por meio dos “usos” que os articulistas da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) fazem de suas fontes, no período de 1979 a 2004. Parte dos conceitos de “apropriação” de Certeau (1994) e “lutas de representação” de Chartier (1988). O corpus documental foi formado por 66 artigos: 20 de Biologia e 46 de Pedagogia. Concluímos que ainda está muito presente na RBCE a hierarquização dos saberes apropriados pela Educação Física, em especial, os saberes biológicos e pedagógicos.

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2009/XVI/paper/view/470

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.