A Promoção da Saúde Através de Atividades Físicas em Ambientes Naturais: Um Estudo com Mulheres Adultas Residentes na Zona Leste da Cidade de Manaus

Por: Hulda Hellen Oliveira Soares e Jorge Augusto Pinto Silva Mota.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

A partir da participação em um programa de atividade física natural realizado em ambiente natural, objetivou-se estimar os ganhos relacionados a saúde em mulheres de 30 a 45 anos. Realizou-se um estudo quaseexperimental descritivo, de base populacional. A amostra foi composta por 195 indivíduos no grupo experimental e 72 indivíduos no grupo controle. Foram coletadas as variáveis da aptidão física relacionada a saúde, o nível de atividade física e a percepção subjetiva da qualidade vida. Comparados o momento inicial e final do grupo experimental, verificamos melhorias estatisticamente significativas. As mesmas melhorias não foram verificadas para o grupo controle, que manteve suas médias iniciais ou apresentou alterações para pior. Projeto financiado pelo Programa ALâAN com registro E06M103842BR.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.