Resumo

O esporte é um forte representante cultural da nossa sociedade, e sempre teve grande influência na Educação Física no contexto escolar. No entanto, ainda nos deparamos com práticas esportivas que privilegiam o individual em prol do coletivo, o fazer em detrimento do aprender. Práticas descontextualizadas e sem significado para a vida dos estudantes. O excesso da competitividade que distancia e torna os alunos rivais que lutam entre si para provar quem é o mais apto, o melhor, o mais forte. Vemos a técnica em detrimento da elaboração crítica e criativa, do fazer autônomo. Assim, o objetivo deste trabalho foi identificar as contribuições que a proposta de ensino fundamentada a partir da classificação dos esportes oferece para o desenvolvimento do conteúdo esporte nas aulas de Educação Física escolar. A pesquisa, com abordagem qualitativa, ocorreu nos moldes da pesquisa intervençãocolaborativa. O trabalho de campo foi desenvolvido em uma escola pública do município de Fortaleza para uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental II, com 22 alunos participantes, durante o segundo semestre de 2014. A aplicação do projeto de intervenção contou com 20 aulas, cujo conteúdo fundante foi o esporte. Utilizamos como instrumento de coleta de dados o questionário com questões objetivas, bem como o registro em diários de campo. Os resultados indicam que a proposta contribuiu para o aprendizado sobre o esporte e suas classificações e que a vivência de diferentes tipos de esportes potencializou uma aproximação com práticas e esportes diferentes, até então, nunca vivenciadas. Um dos limites encontrados para a realização da proposta está relacionado à falta de aceitação inicial dos alunos em trabalhar o conteúdo esporte em uma perspectiva diferente da que estavam acostumados, visto que o maior interesse deles nas aulas de Educação Física era em "jogar bola". Entendemos que o ensino dos esportes numa perspectiva voltada para o sistema de classificação dos esportes pode possibilitar ao professor, encontrar melhores estratégias para potencializar que os estudantes tenham maior interesse e motivação em conhecer e praticar o esporte pela forma com que o mesmo é apresentado. Ao mesmo tempo, faz com que o aluno conheça, para além dos fundamentos, os aspectos técnicos e táticos, a lógica interna e externa do esporte, tal como propõe a proposta baseada na classificação dos esportes. 

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