A Proposta de Ensino Adotada Pelo Programa Educação Pelo Esporte do Instituto Ayrton Senna: Aproximações com a Análise do Comportamento

Por: Michelle Oliveira Mica.

2007 23/11/2007

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar as propostas de ensino adotadas pelo Programa Educação pelo Esporte do Instituto Ayrton Senna, utilizando para a discussão as contribuições da Análise do Comportamento. Para a realização deste objetivo, trechos do material sobre o Programa Educação pelo Esporte foram selecionados e separados em categorias. Além disso, a obra Tecnologia do Ensino de B. F. Skinner foi selecionada e estabelecida como referência. A análise feita aponta aproximações entre as propostas de ensino apresentadas pelo Programa Educação pelo Esporte e os princípios apontados pela Análise do Comportamento como ideais para processos educacionais eficazes. Também foram identificadas críticas ao uso abusivo de controle aversivo na educação formal e a possibilidade de usar o esporte como meio alternativo a essa prática, sendo também um contexto mais apropriado para a construção de novos repertórios comportamentais. A conclusão é de que a proposta de ensino do Programa Educação pelo Esporte configura-se como um caminho apropriado para o ensino de repertórios comportamentais úteis à cultura e que, a disseminação dessa prática é mais do que necessária em um país onde a educação formal é tão deficiente

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.