A Psicologia da Atividade de Pavlov à Vigotsky: Por Uma Diatribe da Teoria da Aprendizagem e Desenvolvimento Motor

Por: Tarcísio José de Melo Ferreira.

IX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE

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Resumo

O objetivo desse estudo é mostrar as atividades desenvolvidas na disciplina Aprendizagem e Desenvolvimento Motor, baseada nos estudos dos psicólogos soviéticos (Psicologia da Atividade), como também em pesquisa realizada no sentido de buscar uma melhor qualificação do ponto de vista da teoria e prática docente. O referido trabalho tem como referencial metodológico o conhecimento denominado direto, ou seja, da confrontação cognitiva que se dá na relação entre o sujeito do conhecimento e o objeto conhecido, pressupostos esses evidenciados por via empírica, desenvolvidas em pesquisa de campo, como também por intermédio do conhecimento indireto, isto é, da confrontação do sujeito do conhecimento e o objeto conhecido através da exposição da investigação (no caso, a partir de referenciais bibliográficas específicas), o que MARX chamou respectivamente de Método de Investigação e Método de Exposição. Neste sentido, tem-se evidenciado uma forte resistência por parte dos discentes, com relação aos conceitos trabalhados pelos referidos teóricos, fruto da ausência de conhecimentos na área da psicologia de viés comportamentalista.

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