A Psicologia Organísmica, a Psicologia Junguiana e a Utilização de Desenhos: Uma Reflexão Para a Educação Física

Por: Lúcia Helena Hebling Almeida.

123 páginas. 1999

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho é resultado da minha experiência e reflexão como psicóloga, tanto na área de trabalho em clínica, como na área escolar, onde com crianças e adolescentes, eu utilizo o desenho como um recurso de fácil aplicação e de custo reduzido. Além do desenho, também tenho utilizado no atendimento dos pacientes, diferentes técnicas de trabalho corporal e de relaxamento, baseando-me na Psicologia Organísmica de SANDOR (1994). Comecei então a relacionar essas técnicas de trabalho corporal e de relaxamento, e o uso de desenhos, pedindo aos pacientes que desenhassem como percebiam o seu corpo antes e depois da vivência das mesmas. Algumas pessoas desenham temas variados, mas a grande maioria desenha o seu próprio corpo, a imagem que tem de si mesmo antes e depois das técnicas de trabalho corporal. Baseando-me no enfoque da pesquisa qualitativa nas Ciências Humanas, que se utiliza muito da descrição de casos, é que proponho esse estudo de caso a partir dos desenhos feitos por K. em algumas das sessões, após o trabalho corporal. O objetivo deste trabalho é verificar se algumas das técnicas de relaxamento, desenvolvidas por SANDOR (1974), modificam a imagem corporal e a consciência de si mesmo, utizando-se a análise de desenhos. Foi-se constatando uma modificação da imagem corporal expressa por meio dos desenhos, através das diferenças que ocorreram entre eles, comparando-se a seqüência dos desenhos, e foi feita também uma interpretação simbólica dos mesmos. Observou-se que o esquema corporal pode ser resgatado, trazendo uma consciência corporal, e consequentemente uma modificação da imagem corporal. Considero portanto que o objetivo deste estudo foi plenamente alcançado, e acredito, então, que a exemplificação através da análise desse caso, torna-se de grande valia e utilidade tanto para a área de saúde mental como também para a área da Educação Física.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1443&listaDetalhes%5B%5D=1443&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.