Resumo

O tema do brincar é objeto de muitas pesquisas que fundamentam teorias e norteiam orientações para profissionais da infância. Na perspectiva da Psicomotricidade, a criança desenvolve sua aprendizagem através do corpo em movimento em situação de relação, experimentação e vivência simbólica. Na busca pela objetividade do brincar, o estudo qualitativo relata sobre a possibilidade de utilizar a psicomotricidade como proposta de intervenção em colônias de férias, abordando a elaboração, a condução e as impressões que repercutiram nos envolvidos. Atenderam-se a 10 crianças, de 4 a 10 anos, por duas semanas, durante 4 horas por dia, num espaço especializado em psicomotricidade em Aracaju-SE. A partir da proposta da psicomotricidade, organizou-se o espaço, os materiais e as atividades, estimulando experiências corporais e vivências simbólicas, primando pela ludicidade, criatividade, espontaneidade e interação. Para os envolvidos, a proposta atendeu às necessidades das crianças e provocou interesse e participação efetiva. A constatação foi de confirmação quanto à possibilidade de efetivação da proposta para aplicabilidade nas colônias de férias.