Resumo

Na juventude, o ingresso e a permanência no Ensino Superior, especialmente no de natureza pública, representam uma transição significativa na vida. Esse processo de transição é complexo, multidimensional e precisa ser compreendido. Este conjunto de fatores pode prejudicar a saúde e a qualidade de vida do estudante. Dessa forma, essa pesquisa define como objetivo geral investigar a saúde e qualidade de vida de estudantes universitários do curso de Educação Física. O estudo sustenta a hipótese de que com as demandas da vida universitária há uma diminuição no nível de atividade física e lazer, juntamente com o aumento do estresse e ansiedade dos estudantes universitários. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, de natureza quantitativa. A amostra é intencional e composta por estudantes dos quatro anos de um curso de Educação Física. Como instrumentos foram utilizados questionários de avaliação da Qualidade de Vida; Depressão, Ansiedade e Estresse; Atividade Física e Hábitos de Lazer. A avaliação do nível de atividade física constatou um elevado nível de atividade física em todos os anos de graduação. Os hábitos de lazer tiveram melhores médias no componente hedonista, em todos os anos, seguidos de lúdicos e instrutivos.

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