A Razão Cintura Para Estatura Relacionada Ao Perfil Gligêmico Elevado em Meninos

Por: André de Camargo Smolarek, Luís Paulo Gomes Mascarenhas, Michael Pereira da Silva, Roseane de Fátima Guimarães e Wagner de Campos.

Cinergis - v.13 - n.1 - 2012

Send to Kindle


Resumo


Verificar a associação de indicadores antropométricos com fatores de risco a doenças cardiometabólicas é de extrema importância principalmente em adolescentes. O objetivo do estudo foi verificar a associação da razão cintura para estatura RCE com o perfil glicêmico GL em meninos da cidade de Curitiba, Paraná. a amostra foi constituída de 123 meninos de 14,25 ±2,25 anos de idade. Foi aferida a massa corporal, estatura, Perímetro da cintura, RCE e GL em jejum. A estatística utilizada foi de média, desvio padrão e frequência percentílica, correlação de Pearson e regressão logística binária IC-95% e p<0,05. Os resultados foram que RCE = 12,2% e GL= 24,4% dos avaliados apresentavam valores alterados e que indivíduos com RCE ≥0,5 apresentam 2,04 (IC= 1,904 – 4,599) vezes mais chances de estarem com alterações do perfil glicêmico. Desta maneira concluímos que a RCE esta associada com a GL em meninos adolescentes.
 

Endereço: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/2418

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.