A Re-significação do Corpo Pela Educação Física Escolar, Face Ao Estereótipo de Corpo Ideal Construído na Contemporaneidade

Por: e Andréia Santos Gonçalves.

Pensar a Prática - v.10 - n.2 - 2007

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Resumo

O presente artigo, de cunho interpretativo, apresenta uma reflexão acerca do papel da Educação Física Escolar na re-significação do corpo, face ao estereótipo construído na contemporaneidade. Recorre-se, às contribuições de alguns estudiosos do corpo, em especial, Le Breton, e de algumas idéias de sociólogos como Durkheim e Foucault e do antropólogo Mauss. Aborda-se, também, reflexivamente a questão do corpo, no “fazer” Educação Física, onde o professor e os alunos reúnem possibilidades de re-signifi cação do corpo pela conscientização, superando a fragmentação e propondo a interdisciplinaridade na sua constituição. A reflexão exige, portanto, o reconhecimento da realidade da prática pedagógica da Educação Física na escola, enquanto espaço social emancipatório e não apenas mero reprodutor de práticas a-críticas.

Endereço: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/1083/1679

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